Na atualidade, qualquer mulher diria que sua vida é corrida e por vezes, caótica. O dia é dividido em cuidados dos filhos, da casa, da carreira e dos relacionamentos. E caber todos esses afazeres em 24 horas, fica cada vez mais difícil. E, por isso, muitas vezes, o próprio cuidado com a saúde fica em último lugar.
Isso até pode funcionar a curto prazo, entretanto, a longo prazo, colocar a saúde como última prioridade, pode ser perigoso e insustentável. Você conhece aquele ditado: a conta chega? Pois bem, quando falamos de cuidado com o corpo e a mente, isso é real.
Durante o mês de outubro, focamos a nossa atenção no câncer de mama. Mas, aproveitando o Outubro Rosa, gostaríamos de também trazer outras dicas sobre a saúde da mulher. Continue por aqui e veja que é possível se manter saudável, mesmo na correria do dia-a-dia.
Vamos ser sinceras, não dá para eliminar o estresse, mas é possível reduzi-lo
Com muitas responsabilidades para serem cumpridas em 24 horas, o estresse é um dos vilões da saúde feminina, sendo responsável por:
- Aumentar a pressão arterial;
- Dar dor nas costas, estômago e outros problemas gastrointestinais;
- Atrapalhar o sono;
- Aumentar o ganho de peso abdominal;
- Gerar conflitos no relacionamento.
E apesar de não conseguirmos eliminá-lo 100%, algumas técnicas podem ser usadas para diminuir a sua carga, como:
- Terapia;
- Meditação;
- Exercício físico;
- Ioga.
Pare de fazer dietas sem fundamento
Comer saudável não significa fazer dieta. Pelo contrário, é aprender sobre os alimentos que além de te satisfazerem, também nutrem o seu corpo.
Isso não significa não comer chocolate ou não tomar uma taça do seu vinho preferido. O caminho para se manter saudável, é a moderação.
Mantenha uma vida sexual saudável
Nós acabamos de falar sobre o estresse ser um vilão para a saúde feminina, mas, o sexo saudável também pode ajudar nesse sentido.
Entretanto, se você enfrenta algum dos problemas a seguir, é a hora de procurar um médico.
- Redução da libido;
- Incapacidade de atingir o orgasmo;
- Falta de lubrificação natural;
- Sexo doloroso ou desconfortável.
Lembre-se, o sexo também é importante para a saúde da mulher, se esse momento está sendo incômodo, é preciso procurar uma solução.
A saúde da mama importa
Aproveitando o Outubro Rosa, é sempre preciso ficar atenta a saúde das suas mamas. Apesar do autoexame ser importante para o autoconhecimento, ele não é mais aconselhado para a detecção do câncer de mama.
A mamografia é o principal exame para diagnóstico. Se você tem entre 50 e 69 anos, faça o exame a cada dois anos. Se descoberto precocemente, o câncer de mama tem uma alta chance de cura.
Não pule seu check-up anual
Dependendo da sua idade, é recomendado que você faça o exame de Papanicolau a cada 2 ou 5 anos. Mas, não é só isso. Se você é sexualmente ativa é importante fazer exames para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como: clamídia, sífilis, gonorreia e HIV.
Não só visitas ginecológicas são importantes, faça o acompanhamento com médicos de sua confiança e que te solicitarão exames de rastreio. Os exames de sangue de rotina, por exemplo, são essenciais na prevenção de doenças. Pensando nisso, aqui no LabSantana nós temos o Combo Mulher, com diferentes exames para te ajudar no cuidado da sua saúde a um preço super acessível.
Mulher, não se esqueça, antes de cuidar dos outros, é preciso se AUTOCUIDAR. Conte com o LabSantana para isso. Entre em contato pelo ZAP!
LabSantana — Uma família para cuidar da sua!