Um estudo de 2019 com 60 mil brasileiros mostrou que quase 70% deles era sedentário, ou seja, não praticava nenhum exercício físico. Agora nos responda, você faz parte desses 70% ou dos 30% ativos?
Antigamente, gastávamos muita energia com atividades que hoje em dia são muito tranquilas. Quer um exemplo? COMIDA! Há muito anos, se o homem não corresse atrás da sua presa, ele passaria fome naquele dia. Hoje, um toque em um aplicativo e as guloseimas simplesmente surgem em casa.
Infelizmente, esses comportamentos trouxeram consequências negativas para a nossa saúde. Os casos de obesidade e diabetes estão cada vez mais comuns, inclusive todas as condições a elas associadas, como: colesterol alto e hipertensão.
Mas já pensou se tivéssemos uma atividade física que fosse fácil, barata, popular e capaz de beneficiar tanto a mente quanto o corpo? Ela existe e é subestimada por muitos: a CAMINHADA!
Caminhar é preciso!
O corpo humano foi CONSTRUÍDO para se movimentar (é uma questão de evolução, inclusive). Desde sempre, o movimento tem grande importância para o organismo. Ao ficar muito tempo sentado, o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas aumenta.
A caminhada e os benefícios para o coração
Um estudo recente de pesquisadores da Universidade de Massachusetts (Estados Unidos), com dados de mais de 2 mil americanos, concluiu que andar 7 mil passos por dia, pode diminuir de 50 a 70% a mortalidade por qualquer causa.
Da mesma forma, um relatório publicado por especialistas da Escola Médica de Harvard (Estados Unidos), trouxe dados surpreendentes sobre o papel da caminhada na saúde do coração: caminhar durante 21 minutos por dia, reduz em 30% a chance de problemas cardíacos!
Uma das explicações do porquê isso ocorre é devido à redução crônica da pressão arterial, que ocorre pelas adaptações ao exercício. A dilatação das artérias faz com que o coração tenha que trabalhar com menos esforço, e com toda certeza, ele agradece!
A caminhada e os benefícios para os pulmões
Quem também trabalha muito melhor, após colocarmos a caminhada, como uma atividade de rotina, são os pulmões. Isso é bem fácil de perceber, quer ver?
Quando começamos a caminhar, após muito tempo inativos, nas primeiras semanas é comum ficar ofegante e não conseguir conversar enquanto andamos. Entretanto, com o passar dos dias, os pulmões ficam mais resistentes e conseguem levar o oxigênio mais facilmente para as nossas células. A partir daí, você perceberá que ficará muito mais fácil caminhar sem se sentir cansado e fadigado.
A caminhada é um analgésico natural
Muitas doenças apresentam sintomas de dor crônica e nisso, a caminhada também pode ajudar. Os hormônios que são produzidos e liberados durante os exercícios podem inibir a dor, te deixar mais tolerante a ela e trazer a sensação de bem-estar.
A caminhada e os benefícios para a diabete e o colesterol alto
Um estudo da Associação Americana do Coração mostrou que assim como correr, andar pode tanto prevenir, quanto controlar a diabete e o colesterol alto.
Mas não é só isso, para aqueles que já sofrem com esses problemas de saúde, a caminhada pode fazer com que os medicamentos usados para essas condições funcionem melhor.
Está nervoso? Vai caminhar!
A caminhada pode ajudar a “clarear” as ideias, inclusive, a ciência já mostrou que caminhar traz efeitos positivos para o raciocínio, memória e criatividade.
Esperamos que após a leitura, se você disse que fazia parte dos 70% de sedentários da pesquisa citada acima, após o entendimento de todos os MUITOS benefícios que a caminhada pode te proporcionar, se torne um dos 30% ativos.
Mas, é importante que antes de iniciar qualquer atividade física você procure um médico e faça os exames de rotina. Nesse quesito, você pode contar com a equipe do LabSantana.
Bora caminhar?
LabSantana — Uma família para cuidar da sua!