Se disse sim, você acertou! Você já deve ter ouvido falar sobre o exame de PSA. O PSA vem de uma sigla em inglês que significa antígenos específicos da próstata.
Os antígenos são algumas proteínas produzidas pela próstata, que aumentam os seus níveis na presença de algumas condições, como o câncer de próstata. Assim, os níveis de PSA podem predizer como está a saúde dessa glândula.
O exame pode ser importante porque o câncer de próstata normalmente é bem silencioso, ou seja, os tumores frequentemente são pequenos e restritos à próstata, o que não leva a prejuízos na saúde e, portanto, pode não gerar um alerta precoce.
Mas seria correto todos os homens fazerem exame de PSA? E ainda, homens jovens, realmente precisam fazer PSA frequentemente? O PSA serve como diagnóstico de câncer de próstata? É sobre essas questões que nós vamos falar hoje. Continue a leitura para entender direitinho.
Exame de PSA para todos os homens, é isso mesmo?
NÃO!
Nem todos os homens devem fazer exame de PSA frequentemente, muito menos se forem jovens, saudáveis e sem nenhum sintoma aparente. A realização frequente do exame pode produzir diagnósticos imprecisos e tratamentos desnecessários.
Ele é indicado, mesmo para jovens, quando há histórico familiar de câncer de próstata em homens na família, com menos de 65 anos. A Sociedade Americana de Câncer, aconselha o exame para:
- Homens com idade de 50 anos com risco médio para o câncer de próstata e que esperam viver pelo menos mais 10 anos;
- Homens com 45 anos com alto risco, ou seja, são negros ou tem pai ou irmão já diagnosticados com câncer de próstata antes dos 65 anos.
- Homens com 40 anos com altíssimo risco, ou seja, tem mais de um parente de primeiro grau diagnosticado com a doença, antes dos 65 anos.
Como o exame de PSA é realizado e o que os resultados indicam?
O PSA é um exame simples, realizado através da coleta de sangue em laboratório. O médico pode pedir dois tipos de exames para PSA, são eles:
- PSA total: como o próprio nome diz, é todo o PSA presente no sangue;
- PSA livre: é o PSA que não se encontra ligado a proteínas, ou seja, está livre no sangue.
O valor normal de PSA total varia tanto com a idade, como com a etnia, como mostra a tabela abaixo:
O PSA total acima de 4 ng/ml merece atenção e, independente da idade e etnia, o médico pode querer solicitar o exame de PSA livre.
Não só o câncer de próstata pode aumentar o PSA
Outros condições também podem elevar os níveis de PSA, são elas:
- Prostatite (inflamação da próstata);
- Infecção urinária ou genital;
- Hipertrofia benigna da próstata;
- Retenção de urina;
- Procedimentos médicos na próstata.
A prevenção é o mais importante
Mais de 90% dos cânceres de próstata podem ser curados se diagnosticados precocemente. Isso significa que é importante ir ao médico com frequência e fazer os exames regulares.
Aqui no LabSantana você pode fazer o exame de PSA. Avalie com o seu médico a possibilidade e necessidade de fazer o exame. Entre em contato se tiver qualquer dúvida!
Todos juntos contra o câncer de próstata!
LabSantana — Uma família para cuidar da sua!