A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame cardiológico realizado para medir a pressão arterial de um indivíduo durante um período de 24 horas. É um método importante para diagnosticar a hipertensão arterial, que é um fator de risco significativo para doenças cardiovasculares, como derrame cerebral, doença coronariana e insuficiência cardíaca.
Como o exame é realizado?
O exame de MAPA envolve o uso de um dispositivo portátil que mede a pressão arterial automaticamente em intervalos regulares ao longo de 24 horas. O dispositivo é composto de um manguito inflável, que é colocado ao redor do braço do paciente, e um monitor, que é preso à cintura ou ao braço do paciente.
Durante o exame, o paciente continua suas atividades normais, mas deve manter o braço no mesmo nível do coração enquanto as leituras são feitas. O dispositivo registra a pressão arterial a cada 15 ou 30 minutos durante o dia e a cada 30 ou 60 minutos durante a noite. Após as 24 horas, o dispositivo é removido e os dados são baixados para um computador para análise.
Diagnóstico preciso
O exame de MAPA é útil porque fornece informações mais precisas sobre a pressão arterial do paciente do que a medição da pressão arterial em consultório médico. Isso ocorre porque a pressão arterial pode variar ao longo do dia, e a MAPA registra essas variações. O exame também avalia o risco de doenças cardiovasculares relacionadas à pressão arterial elevada.
Quando o exame é indicado?
O MAPA pode ser recomendado quando há suspeita de hipertensão arterial, especialmente se a pressão arterial medida em consultório médico estiver elevada. O exame também pode ser útil em casos em que o paciente já está em tratamento para hipertensão, mas a pressão arterial não está controlada adequadamente ou há suspeita de hipertensão do avental branco, que é quando a pressão arterial aumenta apenas no consultório médico devido à ansiedade ou estresse.
Leia também:
Exames genéticos podem ajudar no diagnóstico de doenças raras
O canabidiol pode ser eficaz no tratamento da ansiedade
Orientações antes e durante o Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial 24 horas
Aqui estão algumas orientações a serem seguidas antes de realizar a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial 24 horas (MAPA):
- Fale com seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando: Alguns medicamentos podem afetar a pressão arterial, por isso é importante informar o seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando antes de realizar o exame.
- Use roupas confortáveis: É importante usar roupas soltas e confortáveis durante o exame para que o equipamento de monitoramento possa ser facilmente acomodado e para que você possa se movimentar livremente.
- Evite álcool e cafeína: Álcool e cafeína podem afetar temporariamente a pressão arterial, portanto, evite consumir essas substâncias durante o exame.
- Mantenha a rotina normal: Tente manter sua rotina normal durante o exame, incluindo atividades físicas, alimentação e sono. Isso ajudará a obter leituras mais precisas e representativas da sua pressão arterial.
- Evite atividades físicas intensas durante o exame: Isso pode afetar a leitura da pressão arterial.
- Anote qualquer sintoma ou desconforto que você sentir durante o exame: Dor de cabeça, tontura, palpitações ou desconforto no braço devem ser anotados durante as 24 horas.
Você pode realizar o MAPA 24h no LabSantana
Agora que você já conhece os benefícios e a importância do exame para o diagnóstico preciso, saiba que você pode realizá-lo aqui, no LabSantana!
Agende consultas e exames laboratoriais através do nosso WhatsApp.
LabSantana — Uma família para cuidar da sua!